segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cuidados básicos com lentes ( como colocar lentes )

Oi gente!
Bem, como eu percebi que tem pessoas que querem importar lentes e as vezes tem medo por não saber como cuidar, ou mesmo importa, mas não sabe o que fazer quando elas chegam, deixarei um tutorial basico sobre tudo! Hoje recebi uma lente e me veio essa ideia, para ilustrar o post! Espero que gostem! E ah, qualquer duvida, pergutem que responderei e adicionarei ao FAQ no final do post!
As notas em rosa vocês podem ignorar. são só notas pessoais. ( porém úteis )
Começando o post com uma parte importante: Não compre ou use lentes sem consultar um oftamologista. Nunca fui a fundo, mas dizem que tem pessoas que não podem usar.



Vamos lá! Esse post vai te mostrar o que fazer passo a passo desde quando as lentes chegam até quando guardá-las depois do uso!

0.1 Itens necessarios ao se comprar uma lente:





- Soro para lavagem de lentes
- Solução para lentes ( ReNu ou Optifree )
- Case/estojo para lentes

Bem, eu nunca usei Opti-free, mas recomendo demais o ReNu. Nunca tive problemas com minhas lentes graças a ele. E bem, uma dica é que comprem o conjunto que vem com dois, como mostra a imagem. Ele vem com esse case ai de brinde e realmente sai economico. Solução de lente não é barato.... 
Sobre o soro de lentes, sempre lavo as lentes no ReNu, e quando coloco-as e não sinto total conforto, uso esse soro. Lembre-se que deve ser matido na geladeira e só retirado quando for usar.
E aquele mamão ali no meu banheiro é um sabonete. Não é comida. LOL


1. Abrir o lacre. Sei que isso parece bem idiota, mas eu realmente tive problemas com minhas primeiras lentes e sempre me corto toda com isso.

Jeito certo.
Jeito pra quem quebra a tampinha e se machuca toda. = eu.

2. Tirar as lentes e manter no Case.

Depois que o lacre foi tirado, é só tirar a tampinha, que é bem facil , e colocar as lentes no case.
A melhor forma de coloca-las é se seu Case de lentes vier uma pinça, que posteriormente também servirá para tirar as lentes do case e de seus olhos.
É só pegar a lente com a pinça - se não tiver, despeje nas mãos LIMPAS - e coloca-las no case. Depois despeje sua solução [ Renu ou Opti-free] de lentes lá.






 Importante:
-O liquido do potinho que veio as lentes tem que ser descartado.
- A validade das lentes começa a contar assim que você abre o lacre dela.
- Deixe as lentes pelo menos algumas horas na solução antes de usá-las.

3. Como colocar as lentes nos olhos.

Essa parte provavelmente é a mais procurada. E apesar de parecer dificil e realmente ser dificil no começo, com o tempo você consegue fazer isso bem rapidamente. ( e até mesmo com uma mão, como eu fiz para fazer esse tutorial LOL )
 
Primeiro passo e mais obvio haha


 Depois de lavar BEM as mãos com água e sabão, e secando-as numa toalha, certificando-se que não terá pelo da toalha na sua mão, tire as lentes do Case - com pinça ou com os dedos mesmo - E coloque na palma da sua mão, colocando o soro para lavagem de lentes ali e descartando o liquido do case.

3.1 Lado certo da lente

Esse passo é BEM importante e não falam muito sobre ela.


Uma imagem não real e talvez melhor aqui
Eu realmente sou tensa sobre isso. Sempre que coloco as lentes e sinto incomodo, tiro-as e vejo o lado. Bem com essas lentes da foto, coloquei uma ao contrario e ela subia sempre que eu piscava. tentei fixar fechando os olhos e ela ficou em cima da parte que pode ser vista. Puxei e realmente fiquei nervosa. Lentes se perdendo dentro do olho é um assunto bem complicado, e não queremos isso, certo?!

3.2 Colocando as lentes.


Depois de conferir o lado certo da lente, coloque-a na ponta do seu dedo indicador e puxe a parte de baixo do olho. Ponha a lente em seu olho e encoste nele. ( algumas pessoas tem medo de fazer isso no inicio, mas teu olho não vai pular nem nada, então tenham coragem xD )
Quando sentir que a lente ja encostou lá e saiu do seu dedo,  olhe para cima, baixo, até a lente ficar no lugar certo. Você também pode fechar os olhos e ajudar ela a ir ao lugar certo com o dedo, sobre a palpebra.
Pisque algumas vezes e pronto! O incomodo passará com alguns minutos.
Se tiver um incomodo muito grande, retire as lentes. Se sentir algo entre ela e seu olho ou alguma sujeira, tire-as e as limpe com o soro para lavagem e tento colocá-las novamente.

3.3 Tirando as lentes


Puxe a parte de baixo do olho, assim como fez para colocar e com a pinça ou com os dedos mesmo - Eu uso as unhas, então é importante lava-las bem, ao fazer qualquer processo com lentes - e aperte a lente entre o polegar e o indicador cuidadosamente. Também é util descer um pouco a lente antes, facilita um pouco. Logo ela vai 'despregar' do olho, dai é só tirar ela e lava-la com a solução para lentes ( Renu ou Opti-free ) e depois de descartar essa pequena quantidade, colocar as lentes no case, colocando mais solução de lentes lá.
Créditos a mim e minhas novas Puffy 3 tone Green que participaram das fotos LOL
Observações interessantes:
- Não coloque as lentes depois de se maquiar, e sim antes. Residuos da sua maquiagem podem ficar entre a lente e olho, incomodando. Também é aconselhavel que tire-as depois de tirar a maquiagem, ou que ao menos limpe-as bem depois de tirá-las.
- NUNCA lave as lentes com água. Se tiverem esse tipo de contato excessivo com água, as lentes devem ser descartadas.
- O liquido das lentes deve ser trocado de duas em duas semanas mesmo que não haja uso. 
- Dê um intervalo de pelo menos 4 horas a sua lente.
- Não use ou compre lentes usadas ou não lacradas. 


FAQ:


P: Nunca usei lentes e quero usar, como faço?
R: Primeiro: visite um oftamologista. Ele vai lhe dizer se pode usar e até lhe dar instruções para isso.


P: Quero usar Cicle Lens, onde consigo compra-las?
R: Nas oticas normais do Brasil - ou pelo menos onde eu moro - Não costuma vender. A maioria dos cosplayers que eu conheço e eu mesma importo as lentes. Dois sites bem conhecidos de venda são PinkyParadise e HoneyColor. TheDollyEye também. Lá você acha vários modelos.
E uma lojinha muito confiavel, para quem não sabe como importar direto dessas ou não tem cartão internacional, que eu recomendo é a YumeYo Store!

P: É verdade que Cicle Lens fazem mal aos olhos? 

R: Cicle Lens não vão te cegar, mas, como são maiores e mais grossas que as lentes 'comuns', elas permitem menor oxigenação ao olho. Não vão fazer mal se não forem usadas por muitas horas, diariamente. O mesmo vale para as Intense ou Crazy lens, que tem uma cor muito forte, sendo grossas por conta da coloração.

P: Como lavo meu case? Com água?
R: Nunca use água em algo que terá contato com as lentes. Água, principalmente da torneira, é muito suja. Todos dizem para se lavar o case com água morna, mas acho que deve-se esperar ferver e esperar ficar morna para lavar. 

P:  Esqueci de colocar o liquido e minha lente endureceu, e agora?
R: Eu, a minha pessoa, Ryou aqui, teve uma experiencia assim com uma lente. Coloquei o liquido ( no caso, ReNU ) e deixei a lente nele. Dois~três dias depois a lente estava normal. Já passei um dia todo com ela e estava super confortavel, assim como no inicio.

Se alguém quiser dar alguma informação para aumentar o post ou mesmo fazer uma pergunta, só comentar aqui. Se acharem algo errado, também!
Tenho algumas Reviews de lente aqui se tiverem interesse.
Espero que esse post tenha ajudado! Chuu~

7 comentários:

  1. Adorei as dicas twin! Tenho que comprar esse renu aí, a mulher da farmácia disse que nem precisava, que podia ser só o soro, ai nem comprei :c Mas vou comprar!

    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo, o soro de lavagem de lentes ele serve, mas ele só dura 30 dias, e isso na geladeira. sem contar que se for contaminado ( ambos ), as bacterias vão se reproduzir rapidamente Ç_Ç
      O ReNu tira alem das bacterias, então ele é bem melhor! ^^

      Excluir
  2. Quais são as lentes que você usa nesse tutorial? (é que pelo que vi das suas fotos com a lente ela é exatamente da mesma cor do meu olho, eu necessito de uma lente circle que fique natural!) mesmo que você não responda, obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Anônimo!
    Essas lentes são as 'puffy 3tones green'! Já fiz até uma review dela, se quiser ver: http://sweetryou.blogspot.com.br/2012/09/review-lentes-puffy-3tones-green.html
    Qualquer duvida é só perguntar, eu respondo sim, mesmo que demore um pouco ;w;
    Se quiser resposta mais rapida, só perguntar no meu ask.fm: http://ask.fm/Ryousama ^^

    ResponderExcluir
  4. Caramba que post útil o_o
    Eu nunca ia saber que precisava de tanto cuidado com lentes jsfksjdf
    Valeu por ter postado isso *u*

    ResponderExcluir
  5. Precisa sim! Os olhos são uma parte muito sensivel do corpo, tem que ter todo cuidado mesmo!

    ResponderExcluir
  6. As minhas endureceram e eu quase vomitei de desespero, coloquei o líquido novamente esperei alguns minutos e voltaram ao normal!

    ResponderExcluir